O Projeto
Atuei juntamente ao time em uma pesquisa com o intuito de melhorar a experiência dos usuários ao utilizarem o serviço logístico, primeiramente buscamos entender quem eram os usuários do serviço e o que eles achavam do serviço, de modo a criarmos insumos para criarmos uma proposta de valor de modo a melhorar a visão do usuário sobre o serviço e aumentar o uso do serviço.
Objetivo
O mapeamento de dores relacionados ao serviço logístico foi proposto para entender os pontos que geram problemas na jornada do usuário e com isso propor direcionamentos para a evolução do produto e aumentar o engajamento do serviço.
Meu papel
Fui responsável por procurar e testar ferramentas que ajudassem a catalogar e documentar as pesquisas do time. Neste caso, uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa, feita com os usuários em um formulário, de modo a filtrar as respostas qualitativas e traduzir essas dores em dados quantitativos.
Utilizei o aplicativo Dovetail para catalogar os materiais da pesquisa, e foquei em traduzir os dados qualitativos em números, para que assim pudéssemos priorizar a dor mais latente.
Ao identificar essas dores geramos uma tabela com algumas suposições anteriormente levantadas por stakeholders, de modo a validar o que realmente era uma dor aos usuários, o que não era uma dor e o que não foi falado pelos usuários e era necessário aprofundamentos.
Resultados
Por meio de dinâmicas com stakeholders e pesquisas com usuários, conseguimos identificar as principais dores do usuário, gerar de insights e assim gerar dados que auxiliassem o nosso entendimento do problema e que pudessem ser utilizados por outros times.
Identificamos as dores mais latentes e ao observarmos os pontos que os usuários mais reclamaram não eram problemas da oferta do serviço em si, mas sim da percepção que eles tinham do serviço.
Com isso montamos uma proposta para priorização e estratégia dos pontos a serem explorados no futuro.